Recomeçar é preciso
Quando a rotina falta tempo para si mesmo e sobra para afazeres, a vida e sua grandiosa generosidade nos oferece a oportunidade de poder recomeçar.
Na minha vida a oportunidade de ter um novo início, chegou através de uma doença que me gerava pânico em ouvir o nome, confesso que me neguei a dizer “câncer” por alguns meses. Tenho hábito de dizer que chegou chegando, sem avisar. Mas refletindo sobre como a minha vida estava sendo guiada por mim mesma, talvez ele tenha mandado seus avisos sim, despercebidos, já que a carreira profissional e o cuidar do próximo estava acima de cuidar e reparar em mim mesma.
Receber a notícia impacta, principalmente quando ela vem de “presente de aniversário”, de início confesso que na minha ingratidão e revolta cheguei a chamá-lo de “presente de grego”, mas era apenas mais um sinal de que a vida estava me presenteando com uma nova oportunidade. O tratamento é a maior prova de que se refazer é preciso, mudar o ângulo de que se olha a vida, apreciar cada paisagem, cada maravilha que a natureza nos oferece a cada amanhecer, aproveitar cada abraço, beijo, demonstração de afeto e amor, valorizar cada domingo em família, cada despertar dia após dia.
Eu percebi então após alguns meses que o diagnóstico não era meu atestado de óbito, a alopecia não era perda de identidade, o mal estar e o choro não era fraqueza, mas sim uma grande oportunidade de me tornar um ser humano mais genuíno, com menos vaidade e mais gratidão, alguém capaz de ser mais forte.
Me tornar paciente, foi uma oportunidade incrível para quando essa fase se tornar apenas algumas páginas escritas por Deus na minha vida, eu possa finalmente ser uma profissional com grandes valores.
E finalizando sobre tudo que já passei até aqui, obrigada câncer por me mostrar que eu posso ser melhor a cada dia com cada ensinamento e que nunca é tarde recomeçar.
Taísa Piovesan